sábado, 29 de maio de 2010

Dexys Midnight Runners



Anos 80. Sampa. Ralação e pouca grana. Um final de semana fui com um grande amigo e colega de república tomar uma numa tal rua do Bexiga. Nada a ver com o famoso Bexiga do samba. Se tiver de voltar lá hoje, nem sei onde fica.

Uma rua com vários botecos onde a juventude curtia rock. Para todas as “tribos”. Bebericávamos cerveja em vários deles. Até que deparamamos com um inusitado: tipo pub londrino. Dois ambientes: no térreo um barzinho enfumaçado onde recebemos uma cachaça com mel. No andar de cima podíamos assistir vídeos com bandas undergrounds ou pelo menos que ainda não eram conhecidas no Brasil. Vale lembrar que naquela época não havia internet e a facilidade de baixar mp3.

Um som que marcou-me naquela noite foi o DMR. Algo diferente do que estava acostumado a ouvir. Depois deste vídeo passei a prestar mais atenção quando ouvia a 89 FM.

Sei que a bebida com mel deixou-me alto. O som ajudava nas “viagens”. Muita garota bonita. Só que a timidez atrapalhava bastante. Muito sujeito estranho. Curtia mesmo era de deliciar-me com as novidades que rolavam naquela telinha. Tudo diferente do que tocava nas rádios nacionais. Apesar de que nosso rock dos anos 80 era muito bom. Sempre fui observador e sonhador. Ficava travadão e por horas deixando o som fluir pelo sistema nervoso. Observava as pessoas e ficava imaginando sobre suas vidas. Não era capaz de manter um diálogo com desconhecidos para saber sobre sua realidade. Preferia imaginar.

Na hora de voltar pra casa, final de noite, travei conversa com um bando de Hari Krishinas. Comi aquela porcaria vegetariana que serviram. Como estava faminto, até que desceu bem. Tinha uma gostosinha entre eles. E como não podia ver um rabo de saia que logo me entusiasmava, peguei telefone e endereço deles. E também alguns livretos com a doutrina da seita. Por alguns meses ligava para eles. Lia a fundo os livretos. Por pouco não viro um Hari Krishina.

Mas o que ficou foi o som do Dexys. Hoje quando ouço, todas essas lembranças voltam à cabeça como se fosse ontem.

3 comentários:

  1. Incrível o poder dos sentidos!!! Ouvir uma música, sentir um cheiro, ver algo que nos parece familiar... provoca verdadeiras viagens psico-espirituais... hehehe. Vivi coisas semelhantes no final dos anos 90, só não me entusiasmava com rabos de saia, graças a Deus!!! hahahaha
    E a bebida sempre nos deixa mais sensiveis, incrível!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. não foi à toa que fostes a primeira pessoa que convidei para conhecer meu blog... ;)

    ResponderExcluir